Metais no organismo
O organismo humano é constituido por diferentes elementos químicos, que são responsáveis pelas funções do corpo humano. Uns existem em maior quantidade, como o oxigénio (que constitui cerca de 50% do organismo), o carbono (cerca de 18%) e o hidrogénio (aproximadamente 10%), e outros, como os metais, em menores. Apesar de em pequena quantidade, os metais no organismo são igualmente importantos para o bom desenvolvimento e crescimento humano. Por outro lado, existem elementos metálicos responsáveis por consequências, como algumas doenças graves, e que por isso, não devem existir no organismo de um ser humano.
Em quantidades mais pequenas observa-se, entre outros, o cálcio, o níquel, o cobre, o fósforo, o enxofre, o sódio, o potássio, o magnésio, o zinco e o ferro.
Metais essenciais ao Organismo
Equilíbrio fundamental
A falta ou o excesso de certos metais (bem como o que acontece com quaisquer elementos químicos) provoca necessariamente um desequilíbrio, prejudicando, mais ou menos, a saúde do indivíduo em causa.
Para manter o equilíbrio no organismo, dever-se-á ingerir um conjunto de alimentos, ricos em determinados metais. São eles:
-
Leite e queijos – fornecem cálcio
-
Carnes, manteiga e peixe – fontes de sódio
-
Frutas secas, carnes, peixes e vegetais – fontes naturais de potássio
-
Cereais e verduras – fornecem magnésio
-
Carnes, fígado, ovos, cereais e frutas - fontes de ferro
-
Fígado, nozes e frutos do mar - fornecem cobre
-
Ervilhas e feijão - fornecem cobalto
-
Fígado, gema de ovo, queijo e carnes - Fontes de zinco
Metais contaminantes do Organismo
Alguns casos de metais tóxicos em alimentos (Link)
Funções dos metais no organismo humano
Como é de notar, os metais correspondem a uma percentagem considerável do organismo do Homem, sendo indispensáveis para muitas funções vitais.
-
O cálcio está presente no esmalte dos dentes e nas estruturas ósseas.
-
O sódio e o potássio participam no balanço osmótico nas membranas celulares.
-
O ferro está presente na hemoglobina, molécula responsável pela absorção e transporte do oxigénio no sangue.
-
E metais como o crómio, o manganês, o cobalto, o níquel, o cobre e o molibdénio, mesmo que em pequenas quantidades, são bastantes importantes para alguns processos metabólicos (que contribuem para a regulação de energia e o bom funcionamento do corpo humano).