-
Estimulador dos músculos fibrosos;
-
Estimulador da transmissão nervosa;
-
Síntese de proteínas e glícidos;
-
Desenvolvimento da massa corporal;
-
Hipertensão;
-
Distúrbios cardíacos.
De um modo geral os alimentos de origem vegetal são muito pobres em sódio, sendo praticamente inexistente nas frutas e muito escasso em cereais e leguminosas, contudo os alimentos de origem vegetal que apresentam uma maior concentração de sódio são as algas, aipo, espinafres e hortaliças. Nos alimentos de origem animal, o sódio é bastante abundante, tal como no leite, carne, ovos e peixe.
O sódio também existe adicionado em forma do sal comum, tal como nos enchidos, carnes curadas, queijos, entre outros. A todos estes alimentos adiciona-se sal, pelo que aumenta a concentração do mineral sódio.
Possui também uma elevada taxa de absorção, pelo que praticamente todo este mineral passa para o sangue. São os rins que se encarregam pela eliminação destes excessos, que em muitos casos corresponde a cerca de 90% do que é ingerido nos alimentos.
Revela uma importante função ao nível dos estímulos dos músculos fibrosos e da transmissão nervosa, e também é necessário ao funcionamento dos sistemas enzimáticos.
A falta de sódio promove a redução da síntese das proteínas e dos glícidos e uma desordem no desenvolvimento da massa corporal.
Bomba de Sódio e Potássio
A concentração de sódio é maior fora da célula (meio extracelular) enquanto a de potássio é maior dentro da célula (meio intracelular) e a manutenção dessas concentrações é realizada pelas proteínas que capturam os iões sódio (Na+) no citoplasma e bombeia-os para fora das células.
Fora da célula, as proteínas capturam os iões potássio (K+) e bombeia-os para dentro da célula. A bomba de sódio e potássio é a responsável pelo transporte ativo e contínuo de iões sódio e potássio e está diretamente ligada aos processos de contração muscular e condução dos impulsos nervosos, além de facilitar a penetração de aminoácidos e açúcares.
A manutenção da concentração de potássio no meio intracelular é importante para a síntese de proteína e respiração e o bombeamento de sódio para fora da célula permite a manutenção do equilíbrio osmótico. Além disso, através deste transporte, ocorre a estabilidade do volume celular e a concentração de água no meio intracelular.