top of page

Cloreto de crómio III

O Crómio é o elemento químico de número atómico 24, que é um metal de transição (grupo 6). Encontra-se à nossa volta: no ar, na água, no solo e em imensos alimentos. 

 

Para além dos nos alimentos do dia-a-dia existe como suplemento alimentar pois ajuda na regulação do açúcar no sangue e na perda de peso.

 

Quando o crómio está em estado de oxidação +3 é um metal essencial ao organismo.

 

Pelo contrário, os seus compostos hexavalentes (quando o crómio tem número de oxidação +6) são muito tóxicos:

 

 Têm ação irritante e corrosiva no Homem:

  • Precipitação de proteínas;

  • Afeta a pele

  • Afeta as via respiratórias (provoca dermatites e ulcerações)

  • Causa alergias;

  • Cancro.

 

 

Estudo sobre o cancro causado por crómio:

 

"Um grupo de investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) descobriu a existência de uma relação directa entre a inalação de nanopartículas de crómio hexavalente e o desenvolvimento do cancro no pulmão. 

Os investigadores adiantam que este tipo de cancro do pulmão tem «características genéticas diferentes do cancro dos fumadores». 

Coordenado por Maria Carmen Alpoim, do Departamento de Bioquímica, o estudo consistiu em mimetizar as condições ambientais, através da exposição a baixas e continuadas concentrações de crómio hexavalente.

A responsável refere que quando se fala de condições ambientais, a pesquisa remete para a exposição ocupacional (dos trabalhadores de indústrias de curtumes e metalomecânicas, entre outras) e não ocupacional (exposição a que estamos sujeitos diariamente de forma indirecta, tendo como exemplo as zonas circundantes à queima de resíduos industriais perigosos e combustíveis fósseis)."

 

in 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

bottom of page