top of page

        O Magnésio (Mg) é um metal de cor branco-prateado, resistente, duro e leve. Quando pulverizado entra facilmente em ignição, exibindo uma chama ofuscante. Este Metal, quando sofre oxidação, devido ao simples contacto com o ar, é capaz de perder o seu brilho, dando assim origem ao composto hidróxido de magnésio, que liberta hidrogénio.

 

 

       

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

         Este metal é reconhecido como o oitavo elemento em maior abundância na natureza, constituindo cerca de 2,5 % da composição da crosta terrestre, é um dos mais abundantes entre os elementos do grupo dos metais alcalinos, bem como o nono elemento mais abundante em todo o universo. No ser Humano, é o décimo primeiro elemento mais abundante.
 

 

 

 

 

 

 


        O magnésio está em grande parte nos ossos, juntamente com o cálcio e o fósforo. Por outro lado, encontra-se distribuído pelos tecidos, funcionando como agente controlador nas reações metabólicas do organismo. Para desempenhar esta função, ele atua como um ativador de enzimas que funciona nas reações responsáveis pela produção de energia, e das proteínas que formam a matéria-prima dos tecidos (proteínas estruturais).

 

 

         O magnésio é também responsável pelo normal funcionamento dos músculos, através da estabilização das suas estruturas de ATP.
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

       

 

 

 

 

        A Deficiência de Magnésio, ou hipomagnesemia, constitui uma deficiência nutricional caracterizada por um défice significativo do consumo de magnésio. Este défice pode ser recuperado através de dietas dedicadas ao restabelecimento dos niveis normais de magnésio no sangue ou através do consumo de suplementos.
 

 

        Dado que o magnésio é auxiliar em mais de 300 funções, desde a regulação de vários tipos de reações bioquímicas, como o seu envolvimento na síntese de proteínas e no funcionamento dos músculos e dos nervos. Muitos dos seus sintomas estão diretamente relacionados com problemas nos músculos, fadiga, perda de apetite, apatia, confusão, insónias, irritabilidade, perda de memória e abilidade reduzida de aprendizagem.
 

 

        No entanto, uma deficiência moderada pode ser responsável por mudanças cardíacas, batimentos rápidos, espasmos musculares, nauseas, vómitos, mudanças de personalidade e delirío. Em casos mais graves pode provocar a morte por falha cardíaca. Por outro lado, o magnésio tem uma função importante na metabolização dos hidratos de carbono, pelo que o seu défice pode causar uma deteriorização da resistência à insulina, condição que precede o aparecimento de diabetes.

Função do Magnésio no organismo

Deficiência de Magnésio.

bottom of page