Gasolina, o que é?
A história do petróleo inicia-se no século XIX, aquando da invenção da primeira perfuradora de rochas em 1849. Dois anos mais tarde é criada a primeira companhia petrolífera, a Pennsylvania Rock Oil, e ainda na década de 50 é descoberto o método de destilação do petróleo em gasolina e noutros derivados. É ainda realizada a primeira perfuração de petróleo em níveis comerciais. No início da indústria do petróleo, o querosene era o produto de excelência das refinarias, enquanto a gasolina era considerada um subproduto indesejado, que por vezes era queimado ou simplesmente despejado em terrenos ou rios.
A gasolina (um dos derivados do petróleo) é um combustível constituído por hidrocarbonetos líquidos voláteis e inflamáveis,(compostos orgânicos que contêm átomos de carbono e hidrogénio - normalmente cadeias de 4 a 12 átomos de carbono) e, em menor quantidade, por produtos oxigenados.
A gasolina contém compostos de enxofre, compostos de nitrogénio e compostos metálicos, todos eles em baixas concentrações.
A gasolina é incolor. As cores são obtidas através de corantes ou aditivos e apenas servem para ajudar o consumidor a diferenciar os vários tipos de gasolina; estes não alteram em nada a qualidade do produto.