top of page

Vantagens e desvantagens dos combustiveis alternativos

 

Combustível vem no dicionário como substância para arder;

Os combustíveis fosseis utilizados com este fim são cada vez mais escassos, o petróleo, o carvão, o gás natural, foram e são usados e abusados pelo ser humano, e agora há cada vez menos combustíveis para sustentar a rapidamente crescente população humana.

Os combustíveis alternativos tornam-se por isso cada vez mais necessários.

 

Hidrogénio

 

O hidrgénio é considerado por alguns como o combustível do futuro pois é um combustível renovável e ao ser queimado produz apenas vapor de água.

 Para além do ponto de vista ecológico deve se verificar que em termos de económicos é o combustível que produz maior quantidade de energia por unidade de massa ao ser queimado, dado que é o combustível mais leve. Em situações em que o peso é crucial como por exemplo em programas e projectos espaciais recorre-se muito ao hidrogénio.

Apesar disto tudo o desenvolvimento do hidrogénio como combustível para automóveis é impedido pelo facto de ser complicado armazená-lo pois 1kg de hidrogénio gasoso ocupa um volume de 11000 L e no estado líquido ocupa 14 L, para além disso o hidrogénio origina explosões muito violentas o que acarreta mais riscos ao seu armazenamento .

Recapitulando:

Vantagens: amigo do ambiente e produtor de grande quantidade de energia em relação à sua massa.

Desvantagens: de complicado armazenamento e provoca explosões violentas e perigosas.

 

Recapitulando:

 

Vantagens do etanol como combustível:

Liberta grandes quantidades de energia ao ser queimado

Apresenta um preço mais baixo do que a gasolina

É renovável

Liberta apenas 25% dos poluentes libertados pela gasolina

 

Desvantagens:

Exige o uso de poluentes na sua produção como os pesticidas e os fertilizantes

É mais corrosivo do que a gasolina

Dissolve parte da pelicula lubrificante do interior dos cilindros

Necessário grande consumo por não ter poder calorifico tao grande como a gasolina

São necessárias grandes porções de terreno para se cultivarem os vegetais que vão originar o combustível.

Álcool

 

O álcool é conhecido hidrocarbonato com um grupo OH.

Os mais conhecidos são o metanol e o etanol no entanto o metanol é menos usado devido à sua toxicidade que pode provocar cegueira e matar. Para além disso o etanol é bastante fácil de ser produzido, sendo por isso mais utilizado. A utilização do álcool como combustível é uma boa maneira do ser humano se desapegar dos combustíveis fósseis, o álcool combustível é mais barato do que a gasolina apesar de ter um poder calorifico menor do que a gasolina sendo por isso necessário um maior consumo de álcool. Mesmo sendo renovável e amigo do ambiente libertando apenas cerca de 25% dos poluentes libertados pela gasolina, exige a utilização de poluentes na produção dos vegetais que lhe dão origem como pesticidas e fertilizantes. O álcool tem também um poder corrosivo maior do que a gasolina dissolvendo parte da pelicula lubrificante do interior dos cilindros.

 

 

 

Bioálcool

O bioálcool consiste em etanol produzido por microrganismos e tal como o álcool normal vem dar respostas às necessidades energéticas humanas. terá como vantagens as memas que o alcool normal e terá ainda a vantagens de não ser necessária a utilização de grandes quantidades de terreno.

 

 

Biodiesel

O biodiesel em termos ambientais é muito vantajoso dado que estudos indicaram que a sua queima emite até 78% menos CO2 do que a queima de gasolina, além disso, o uso deste biocombustível reduz significativamente as emissões de enxofre, hidrocarbonetos não-queimados, material não-particulado e compostos sulfutados e aromáticos.Para além das diminuidas emissoes também é vantajoso pela reciclagem do oleo, se bem que o preço da produção do biodiesel é elevado portanto o preço também o é. Uma vantagem do biodiesel é o seu armazenamento seguro e transporte fácil, no entanto durante a sua produção são utilizados quimicos perigosos.

 

 

 

Recapitulando:

Vantagens:

É uma fonte de energia limpa e renovavel

Armazenamento seguro e transporte facil

Tem baixo risco de explosão

Um produto secundário da sua produção é a glicerina que é cada vez mais comercialisada

E é um bom substituto de diesel nos motores

 

Desvantagens:

O elevado preço da produção deste combustível

A necessária destruição da flora e consequentemente da fauna

 

Biogás

 

Sendo uma energia limpa e renovável apresenta muitas vantagens para o ambiente e saúde pois tem baixa emissão de gases poluentes e não cria nenhum tipo de resíduos como a fuligem. É um importante substituto de combustíveis fósseis como a gasolina e o diesel, derivados do petróleo. O sistema de armazenamento é complexo e de alto custo mas através de geradores o biogás pode ser utilizado para gerar energia elétrica. Dado que pode ser obtido a partir de resíduos agrícolas, excremento de animais e em aterros pode ser dada finalidade útil aos aterros sanitários utilizando-os para produzirem esta fonte de energia. Outro facto é cerca de 1m3 de biogás equivaler energeticamente a 0,70 litros de gasolina.

 

Recapitulando:

Vantagens:

É uma energia limpa e renovável

Tem baixa emissão de gases poluentes

Importante substituto dos combustíveis fósseis

Utilizado para produzir energia elétrica

Dá-se finalidade útil aos aterros sanitários

 

Desvantagens:

Sistema de armazenamento complexo e de alto custo

Menos energético do que a gasolina

 

 

 

 

 

bottom of page