top of page

Problema do limite dos recursos naturais:

Minas
Energia Geotermica
Energia Nuclear
Petroleo
Petróleo
Energia de ondas
Energia Hidráulica
Petróleo
Minas
Carvão
Petróleo
Petróleo
Energia Solar
Geotermica
Gás Natural
Energia Eólica
Energia Solar
Energia Nuclear
Carvao
Energia Eólica
Energia Hidraulica
Energia Nuclear
Energia de ondas
Petróleo
Carvão
Minas
Energia Solar
Energia Eólica
Gás Natural
Energia Geotermica
Energia Hidraulica

A Terra no limite

O Homem não é dono da Terra nem do sistema solar mas sim um mero inquilino, pelo que não deve continuar a destruição em curso.

A humanidade depende da disponibilidade de terra, água e ar no planeta.

Ultrapassar os limites existentes significa caminhar para o suicídio.

Após 200 anos de desenvolvimento económico, propiciado pela Revolução Industrial, a população mundial ganhou com a redução das taxas de mortalidade e o crescimento da esperança de vida.

Atualmente as pessoas vivem mais e melhor e por conseguinte o consumo médio disparou.

O abuso e destruição dos recursos naturais do nosso planeta pela mão do homem podem contribuir a curto prazo para o esgotamento dos recursos não renováveis da Terra

Sendo estes desastres claramente provocados pela mão do Homem, será urgente criar e estabelecer limites para o uso e abuso destes recursos indispensáveis à sobrevivência da população mundial.

Escolha as imagens

Os recursos naturais disponiveis estão muito limitados, e a população cada vez ultrapassa mais rapidamente esses limites.

“Demorou menos de oito meses para a humanidade usar todos os recursos naturais do planeta disponíveis para um ano. Hoje o Planeta Azul entrou no vermelho: é o dia da Sobrecarga da Terra (em inglês, Overshoot Day). Pelo resto do ano, vamos manter o nosso défice ecológico já que reduziremos as nossas reservas e aumentaremos ainda mais a quantidade de CO² produzidos na atmosfera.”

Anualmente é feito o cálculo pela Global Footprint Network, uma organização internacional pela sustentabilidade. Desde 2000, a data surge cada vez mais cedo: de 1º de outubro em 2000 a 19 de agosto em 2014. Isto significa que cada vez esgotamos mais cedo os recursos disponibilizados pela terra.

Este consumo excessivo dos recursos naturais levará à escassez de recursos. 

bottom of page