Problema do limite dos recursos naturais:
A Terra no limite
O Homem não é dono da Terra nem do sistema solar mas sim um mero inquilino, pelo que não deve continuar a destruição em curso.
A humanidade depende da disponibilidade de terra, água e ar no planeta.
Ultrapassar os limites existentes significa caminhar para o suicídio.
Após 200 anos de desenvolvimento económico, propiciado pela Revolução Industrial, a população mundial ganhou com a redução das taxas de mortalidade e o crescimento da esperança de vida.
Atualmente as pessoas vivem mais e melhor e por conseguinte o consumo médio disparou.
O abuso e destruição dos recursos naturais do nosso planeta pela mão do homem podem contribuir a curto prazo para o esgotamento dos recursos não renováveis da Terra
Sendo estes desastres claramente provocados pela mão do Homem, será urgente criar e estabelecer limites para o uso e abuso destes recursos indispensáveis à sobrevivência da população mundial.
Escolha as imagens
Os recursos naturais disponiveis estão muito limitados, e a população cada vez ultrapassa mais rapidamente esses limites.
“Demorou menos de oito meses para a humanidade usar todos os recursos naturais do planeta disponíveis para um ano. Hoje o Planeta Azul entrou no vermelho: é o dia da Sobrecarga da Terra (em inglês, Overshoot Day). Pelo resto do ano, vamos manter o nosso défice ecológico já que reduziremos as nossas reservas e aumentaremos ainda mais a quantidade de CO² produzidos na atmosfera.”
Anualmente é feito o cálculo pela Global Footprint Network, uma organização internacional pela sustentabilidade. Desde 2000, a data surge cada vez mais cedo: de 1º de outubro em 2000 a 19 de agosto em 2014. Isto significa que cada vez esgotamos mais cedo os recursos disponibilizados pela terra.
Este consumo excessivo dos recursos naturais levará à escassez de recursos.