Reciclagem de metais
Para se compreender a necessidade de reciclar é necessário analisar o conceito de “lixo” e compreender que o lixo não é simplesmente algo que já não tem utilidade tem de se perceber que o lixo tem de ser separado e tem de se sensibilizar as pessoas quanto ao tempo de decomposição dos diferentes desperdícios:
Para além dos seus benefícios para o ambiente uma outra grande vantagem da reciclagem mais especificamente dos metais é poderem ser evitadas as despesas das fases de extração.
Por exemplo: ao se reciclar 1 tonelada (t) de alumínio poupa-se 7200kW h de energia, 1,8 t de bauxite e 1 t de produtos químicos. Ao se reciclar alumínio gasta-se apenas 5% da energia que se gastaria para produzi-lo a partir do minério.
Os metais já são reciclados à vários anos e por isso já é habito dividirem-se os metais recicláveis em três grupos: metais ferrosos; metais não ferrosos; metais preciosos.
Metais ferrosos são aqueles que contêm ferro, são baratos e reciclados em grande escala e embora haja maior interesse na reciclagem de metais não ferrosos (devido ao valor da sua sucata) a procura de sucata de ferro ou aço também é grande pelas siderurgias e fundições. Isto porque a sucata é facilmente reciclada mesmo que enferrujada, e a sua separação também é fácil devido às propriedades eletromagnéticas dos metais (utilizando eletroímanes é possível tirar até 90% do metal ferroso existente no lixo).
Metais não ferrosos podem ser metais de transição como o cobre e as suas ligas, ou metais cinzentos como o chumbo, o estanho, o zinco e o alumínio.
O cobre por exemplo é um material perfeito para ser reciclado pois tem elevado valor comercial e é fácil de identificar e limpar.
Outro exemplo é o alumínio pois é barato mas é fácil de trabalhar.
Hoje em dia já se recicla cerca de metade do alumínio, cobre e aço que é utilizado, uma lata de alumínio pode ser comprada no supermercado, deitada fora e voltar às prateleiras para consumo em 42 dias.
Metais preciosos como o ouro e a prata também são recicláveis.
Apesar da reciclagem dos metais ser importante pois poupa energia e diminui os desperdícios de metais no ambiente a reutilização dos metais implica uma diminuição da qualidade das ligas metálicas.
Em termos de salvaguardar o ambiente como a escassez de recursos é cada vez maior há cada vez mais indústrias interessadas na reutilização e na reciclagem de metais.