Consequências
Existem vários efeitos das marés negras sobre ambiente, que variam com o tipo de acidente e o local de acidente.
As marés negras causam grande transtorno a diversos seres vivos, de diferentes maneiras. A zona de petróleo formada na superfície da água impede a entrada da luz, que reduz a taxa de fotossíntese das plantas marítimas, e as trocas gasosas entre o oceano e a atmosfera, o que diminui a quantidade de oxigénio dissolvido na água provocando asfixia de diversos peixes.
Outro procedente das marés negras é a morte de aves marinhas devido à libertação de gases, à hipotermia causada pela dissolução da camada de gordura que torna as suas penas impermeáveis e à ingestão de petróleo que ocorre quando mergulham na água para pescar (que também pode fazer com que se afoguem uma vez que, quando cobertas com crude ficam demasiado pesadas para nadar ou voar) ou quando limpam as penas com o bico.
Como os mamíferos marinhos necessitam de vir à superfície para respirar, correm o risco de serem contaminados. Os recifes de coral são muito afectados porque, uma vez que se encontram em águas pouco profundas, existe uma maior probabilidade de o petróleo se afundar misturando-se com sedimentos e areia.
Se o crude atingir a costa, os terrenos ficam inférteis, apenas sendo propícios ao desenvolvimento de populações de algumas bactérias devoradoras de hidrocarbonetos.
Para além das consequências no ambiente, as marés negras podem ter efeitos socioeconómicos bastante negativos. Devido à destruição da fauna e flora, áreas comerciais como a pesca, a aquacultura, a apanha do marisco e o turismo são gravemente afectadas, o que, consequentemente, leva a um aumento da taxa de desemprego.
Estes desastres ecológicos implicam um grande esforço financeiro da parte do estado pois as operações de limpeza são muito caras e existe necessidade de compensar os efeitos económicos provocados a curto prazo. Este esforço financeiro prolonga-se por algum tempo uma vez que os efeitos ambientais e económicos apenas se extinguem a médio ou longo prazo e por isso são feitos investimentos para subsídios, de desemprego por exemplo, e com o intuito de recuperar o equilíbrio natural dos ecossistemas.