Problemas ambientais
A presença de elevadas quantidades dos produtos resultantes da combustão dos combustíveis fosseís e da indústria petrolífera na atmosfera provoca impactos negativos em todos os subsistemas terrestres .
-
As emissões de CO2 provocam um aumento do efeito estufa, o que, consequentemente leva ao aquecimento global, que consiste no aumento da temperatura média da Terra. Este aumento de temperatura provoca consequências de dimensões catastróficas tais como :
-
Derretimento de calotes polares que contribuem para a distruição de habitat de alguns seres vivos e colocando em risco a sua existência . Este fenómeno causará uma subida do nível do mar e, provavelmente, a submersão das cidades litorais.
-
A desertificação fenómeno que consiste na perda da capacidade produtiva dos ecossistemas e na transformação de uma área num deserto . Contribuí para erosão genética da fauna e flora, extinção de espécies e proliferação eventual de espécies exóticas .
-
Desequilíbrio de correntes marítimas , fenómeno que ocorre devido à adição de água doce ao oceano e devido ao aumento da evaporação da água que originam catástrofes como por exemplo ciclones e tufões.
-
-
As emissões de SO2 - enxofre (S) libertado na queima de combustíveis fósseis combina-se com o oxigénio do ar e forma-se SO2 S + O2 Þ SO2 .
O SO2 formado pode reagir novamente com o oxigénio do ar para dar SO3 (trióxido de enxofre) SO2 + O2 Þ SO3.O trióxido na presença de humidade dá origem ao ácido sulfúrico SO3 + H2O Þ H2SO4 .
Este ácido contribui para a formação das chuvas ácidas, com consequente acidificação :
-
Das águas contribuindo para a diminuição do pH da água de lagos e rios, provocando a morte de vários peixes, que não suportam valores de pH demasiado baixos.
-
Dos solos , pois dissolvem iões que se encontram ali presentes e que são fundamentais para um crescimento saudável das árvores . Devido a esse acontecimento as árvores ficam mais enfraquecidas tornando –se mais vulneráveis a doenças que as leva à morte .
-
Dos materiais provocando a corrosão das edificações e também contribuí o para o envelhecimento e degradação das edificações de uma forma mais rápida .
Efeitos do SO2 na Saúde
È um gás irritante para as mucosas dos olhos e vias respiratórias em concentrações elevadas, pode provocar efeitos agudos e crónicos na saúde humana, especialmente ao nível do aparelho respiratório pode agravar problemas cardiovasculares os efeitos são agravados pela presença simultânea do SO2 e de partículas na atmosfera.
-
As emissões de CO - o monóxido de carbono é um gás levemente inflamável, incolor, inodoro . É produzido pela queima em condições de pouco oxigênio (combustão incompleta) e/ou alta temperatura de carvão ou outros materiais ricos em carbono, como derivados de petróleo. Sendo um composto perigoso devido à sua grande toxicidade , pode causar os seguintes problemas à saúde humana , animal e das plantas :
-
Nos humanos , ao reagir com a hemoglobina forma um composto mais estável que pode causar a morte por asfixia . Provoca problemas de visão, redução da capacidade de trabalho ,redução da destreza manual, diminuição da capacidade de aprendizagem, etc .
-
Nos animais e plantas causa a morte quando a concentrações de monóxido de carbono for superior a 400 ppm .
-
-
O Smog fotoquímico (resulta de produtos da combustão de combustíveis fósseis) surge em situações de nevoeiro, a sua formação é favorecida pelos focos de poluição, que aumentam o número de núcleos de condensação (poeiras ou partículas diversas) na atmosfera saturada ou quase saturada.
Uma das principais substâncias que compõe esse smog é o dióxido de nitrogénio (NO2), que provem geralmente dos escapamentos dos veículos.
O smog um problema delicado em muitas cidade , afeta a saúde humana , pode provocar doenças cardiopulmonares como enfisema,bronquite e asma, e a
exposição prolongada pode causar morte prematura.