Ligas de joalharia
No fabrico de jóias são utilizadas diferentes ligas de metais sendo as mais comuns as ligas de Ouro e as ligas de Prata.
Existem vários tipos de jóias algumas mais valiosas que as outras. Quanto maior for a percentagem do metal precioso da liga utilizada maior o seu valor.
No ouro temos considerado, como sendo o mais valioso, o Ouro de 24 k ( quilates), que corresponde a uma liga com 100% de Ouro.
Temos também mais algumas ligas de ouro entre elas a de 22k, a de 19,2k, 18k, 14k, 9k e 8k.
A cor do ouro também é influenciada pelas respectivas percentagens de outros materiais existentes na liga, como Prata, Cobre, Zinco, Páladio e Aço.
Tipos de cores do Ouro
Tipos de tons de ouro
Para as ligas de Prata temos a distribuição feita com números, que indicam quantas partes de Prata existe na liga e quantas partes de Cobre existem ( sendo 1000 o número de partes no total que a liga tenha de ter).
A liga de Prata mais valiosa será a de 1000 que poucas vezes é usada, sendo então raros os casos que a encontremos, mas também temos a 950 ( que basicamente é 95% Prata e 5% cobre), temos também a de 925, 800 e 600 que são as mais utilizadas.
A liga 950 de Prata é mais utilizada para joalharia artesanal, por ser a mais macia e trabalhada.
A liga 925 de Prata é mais utilizada para a industria de jóias, por ser mais resistente que a 950.
A liga 800 e 600 de Prata são mais utilizadas para construção de materiais, como por exemplo calices, talheres, sendo a 600 mais utilizada para caixas.
Mas todas as ligas de Prata têm marcado a quantidade de Prata, ou seja, o número de partes de Prata.
Jarros de Prata
Liga de Platina
A platina é um elemento químico com baixa reatividade. Ele tem uma extraordinária resistência à corrosão, inclusive sob altas temperaturas, e é também considerado um metal nobre.
A platina é utilizado nos conversores catalíticos, nos equipamentos de laboratório, nos contatos elétricos e nos eletrodos, nas termorresistências, nos equipamentos ondontológicos e na indústria de joias. Como é considerado um metal pesado, ele conduz a muitos problemas de saúde sob o contato de seus sais, apesar de não ser um elemento químico tóxico.Ele é um elemento químico com alta resistência à corrosão. Os compostos que contém platina, especialmente a cisplatina são aplicados no tratamento de quimoterapia para certos tipos de cancro.