Ligas de Cobre
O cobre foi o primeiro metal usado pelo homem.
O cobre é normalmente usado em sua forma pura, mas também pode ser combinado com outros metais para produzir uma enorme variedade de ligas. Cada elemento adicionado ao cobre permite obter ligas com diferentes características tais como: maior dureza, resistência a corrosão, resistência mecânica ou até para obter uma cor especial para combinar com certas aplicações.
Estes são os metais com que o cobre se pode ligar:
-
Zinco
-
Esta combinação pertence ao grupo dos latões e o conteúdo de zinco varia de 5% a 45%. Esta liga é utilizada em moedas, medalhas, bijuterias, radiadores de automóvel, ferragens, cartuchos, diversos componentes estampados e conformados e etc.
-
-
Estanho
-
Esta liga normalmente contém mais de 10% de alumínio. É utilizada em peças para embarcações, trocadores de calor, evaporadores, soluções ácidas ou salinas e etc.
-
-
Níquel
-
Esta liga é conhecida como cuproníquel e o conteúdo de níquel pode variar de 10% a 30%. É utilizada em cultivos marinhos, moedas, bijuterias, armações de lentes etc. As ligas que normalmente contém entre 45% a 70% de cobre, e de 10% a 18% de níquel, sendo o restante constituído por zinco, recebem o nome de alpacas. Por sua
coloração, estas ligas são facilmente confundidas com a prata. São utilizadas em chaves, equipamentos de
telecomunicações, decoração, relojoaria, componentes de aparelhos óticos e fotográficos e etc.
-
Bronze :
-
É uma série de ligas metálicas que tem na sua constituição o cobre e o estanho, pode conter também proporções variáveis de outros elementos (zinco, alumínio antimónio , níquel, fósforo chumbo , etc. )
Latão:
-
É uma liga metálica de cobre e zinco , pode conter também proporções variáveis de outros elementos (alumínio, estanho, chumbo e arsênio. )
Cuproníquel:
-
É uma liga metálica de cobre e níquel (cujo a percentagem máxima é de 30 % ) . Essas ligas apresentam solubilidade sólida total, ou seja, em qualquer temperatura o níquel é completamente solúvel no cobre, tanto no estado sólido como no estado líquido e a variação do teor de níquel apenas acarreta modificação no valor das temperaturas solidus (abaixo da qual a liga é totalmente sólida) e liquidus (acima da qual a liga é totalmente líquida) .
Aplicações e propriedades :
-
A liga de cuproníquel com 20 % a 30% de níquel são muito resistentes a qualquer tipo de atmosfera, a águas industriais e salgadas, assim como a muitos ácidos minerais e orgânicos , pelo facto de apresentarem alta resistência à corrosão .
-
Essa liga é utilizada para as seguintes finalidades :
-
Em aplicações marítimas e a construção naval, impedindo o crescimento de fungos e organismos em águas salgadas ;
-
Em tubos de condensadores ;
-
Na indústria química é usada em tubos e placas de tubos para condensadores em serviços leves, aquecedores e evaporadores de sistemas de alimentação de água de usinas de energia, de açúcar e de dessalinização de água do mar.
-
Na construção mecânica tem como aplicação mais comum a fabricação de cabos de tubos usados em linhas hidráulicas e pneumáticas.
Constantan
-
É uma liga metálica com cerca de 60% de cobre e 40% de níquel .
-
Aplicações
-
Utilizada na produção de fios para a fabricação de resistores elétricos ;
-
Utlizado em termopares já que a sua resistência não varia ou varia pouco com a temperatura .
-
-