Impacto Ambiental
Em termos de gestão e conservação ambiental a exploração mineira tem vindo a melhorar.
Antigamente ninguém se importava com o impacto que a exploração e os processos de extração tinham no ambiente, hoje em dia existe uma legislação para assegurar que estão a ser tomados cuidados ambientais tanto durante a exploração como após a exploração.
Como pode a exploração mineira afetar o ambiente?
Pode afetar a nível da paisagem e a nível da poluição durante a exploração ou após a exploração.
A exploração mineira é uma industria que utiliza muito os recursos naturais, usa muitas quantidades de água e solo que poderiam ter outras utilidades como agricultura ou urbanização.
Durante a exploração as minas poluem, por lixiviação, recursos como águas dos rios e águas subterrâneas. Esta poluição provem dos processos mineiros e de todos os outros produtos químicos intervenientes na extração de metais.
Um tipo de poluição que é muito comum é a contaminação por metais tóxicos (mercúrio, arsénio) das águas e dos solos. Estes metais tóxicos são geralmente adicionados a correntes de água e como são insolúveis deslocam-se com os sedimentos. Mais tarde, se incorporados por um organismo o metal aparece na cadeia alimentar conduzindo à bioamplificação.
Acumulação de mercúrio numa cadeia alimentar.
O impacto ambiental a nível paisagístico dá-se muito durante a extração pois a exploração mineira altera os relevos da litosfera principalmente em extrações a céu aberto pois destroem-se colinas e altera-se a vegetação.
Após a extração os metais têm de ser separados de outros materiais por técnicas que utilizam por exemplo cianeto e ácido sulfúrico que são muito prejudiciais à saúde quando libertados em ecossistemas o que contribui para o impacto ambiental a nível da poluição, os gases libertados para a atmosfera durante o processo de fabrico de metais são por exemplo óxidos de enxofre que são um dos principais agentes na formação de chuvas ácidas.
Apesar disto os processos tecnológicos utilizados nas minas para extrair o minério e utilizados posteriormente para fabricar o metal têm vindo a melhorar sendo cada vez menos poluentes.
Há uma melhor gestão de resíduos sendo que todos têm destinos programados, há uma melhor gestão das águas dos processos de extração e formação dos metais e existem limites para a quantidade e qualidade de água que é despejada nos rios e nos esgotos.