top of page

Medidas de prevenção e de combate das marés negras

As graves consequências provocadas pelas marés negras no meio ambiente contribuiu pelo desenvolvimento de novas técnicas e melhoramento de outras . A poluição é um factor de dificíl prevenção, por isso , as medidas tomadas são apenas com o propósito de mitigar os danos .

A medida prioritária consiste em recolher a maior quantidade possível de material poluente derramado antes que este atinja a costa , porque nessa área o ecossistema é mais sensível , as consequências ecológicas e económicas podem ser mais agravantes .

De modo a recolher o petróleo e a estagnar a propagação da maré negra são utilizados, respectivamente, navios-aspiradores e barreiras flutuantes. Contudo, essas embarcações não são eficazes na presença de manchas muito grandes e as barreiras não são  medidas válidas quando o oceano se encontra muito agitado.

Na tentativa de estimular a degradação do crude, por vezes, são aplicados detergentes, porém essa possibilidade é desaconselhável pelo facto dos químicos utilizados apresentarem para o meio, maior percentagem de toxicidade do que o petróleo.

 Atualmente, a engenharia genética está a tentar desenvolver uma bactéria super-predadora de hidrocarbonetos que não causa impactos negativos nos ecossistemas. As bactérias utilizadas até agora conseguem, de facto, degradar o fuelóleo em substâncias mais simples, no entanto, através desse processo,são consumidos uma elevada quantidade de oxigénio dissolvido na água, o que aumenta o risco de ocorrerem mortes de peixes por asfixia.

A melhor forma de prevenção e para reduzir o risco de marés negras é formular melhores condições de segurança nos transportes e nas perfurações tais como : a introdução de petroleiros de casco duplo, juntamente com um maior investimento na manutenção dos navios, na formação das tripulações e no melhoramento das técnicas de navegação.

bottom of page