top of page

Galvanoplastia
  Galvanoplastia é uma área que envolve processos de revestimento de metais por outros com o fim de os proteger da corrosão ou melhorar a sua aparência.
  Os processos de revestimento de superfícies são processos químicos (por reações de oxidação-redução espontâneas) ou, como é mais comum, por meio de eletrólises onde o metal a ser revestido funciona como cátodo e o metal que irá revestir a peça funciona como ânodo. O metal do ânodo oxida-se, e o metal do cátodo ficará recoberto pelo metal cujo catião foi reduzido, sendo assim protegido. Desta forma, a solução eletrolítica deve conter um sal composto por catiões do metal com que se deseja revestir a peça (cátodo).  
  No processo de revestimento de superfícies ainda se deve ter em conta a espessura da camada, pois esta é mais espessa consoante o tempo em que a peça permanece no banho, e é determinada por processos matemáticos. 














NOTA: A elétrolise é ultilizada mesmo em reações que podem ocorrer espontaneamente para o processo ser mais rápido e mais eficiente (mais espessura em menos tempo). Normalmente recorre-se a processos químicos quando o material não pode ser colocado em contacto com corrente elétrica, porque esta o deforma, ou derrete ou altera de alguma forma.

Muitas vezes,também se utilizam  primeiro processos químicos (aplicando um certo metal na peça ) e só depois os processos eletrolíticos (depositando-se o metal que se quer realmente aplicar na peça para a proteger da corrosão) para aumentar a aderência do metal à peça, ou para a proteger da corrente elétrica do banho eletrolítico.




 

Constituição de um tanque eletrolítico

Vários tanques eletrolíticos na empresa Salemo & Merca, em Palmela.

bottom of page