top of page

Fusão nuclear

- A fusão nuclear ocorre quando elementos leves se fundem para formar núcleos maiores;
- Os núcleos formados têm maior estabilidade que os núcleos que lhes deram origem;
- É um tipo de energia em estudo porque não se consegue controlar. Isto acontece porque os núcleos atómicos têm uma carga elétrica positiva muito forte, o que torna difícil fazê-los aproximar devido às repulsões, e para se ultrapassar essa repulsão, os núcleos tem de ser aquecidos a temperaturas muito elevadas como aquelas que se verifica nas estrelas. E ainda não há reatores que aguentem uma reação de fusão.
- Todos consideram o reator de fusão a fonte energética do futuro no que respeita à produção de energia elétrica.












São necessárias três condições para que um reator termonuclear tenha sucesso:
- Uma elevada densidade de partículas, para que interajam muito entre si e o número de colisões seja muito elevado;
- Uma elevada temperatura do plasma (estado da matéria composto essencialmente por iões gasosos e eletrões livres), porque de outra forma as partículas não são suficientemente enérgicas para ultrapassar a barreira elétrica que as afasta;
- Um longo tempo de confinamento do estado do plasma quente que assegure que a sua densidade e temperatura permaneçam suficientemente elevadas para fundir o combustível sem danificar o contentor (o que até agora tem sido difícil).


     Com o projetor Iter, que envolve membros do Japão e da União Europeia, foi desenvolvida uma central experimental de fusão, que resiste a elevadas temperaturas e energia (confinamento magnético) - o Tokamak.
     Num tokamak as partículas carregadas que fazem o plasma quente são confinadas por um campo magnético com a forma de um donut. As forças magnéticas atuam sobre as cargas do plasma em movimento, evitando que o plasma quente toque nas paredes da câmara. A corrente elétrica que gera o campo eletromagnético é induzida no próprio plasma, que simultaneamente serve para o aquecer.











 












      A primeira reação de fusão na Terra ocorreu no atol de Eniwetok, em 31 outubro de 1952, quando os EUA fizeram explodir uma bomba de fusão que gerou uma energia equivalente a 10 milhões de toneladas de TNT. As elevadas temperaturas necessárias para iniciar a reação foram obtidas a partir de uma bomba de fissão.



 

 

CONTUDO, a possibilidade de a reação nuclear se autossustentar ainda não foi alcançada.
E, continua a existir problemas de engenharia, pelo que ainda não foi conseguida uma central de fusão nuclear.

bottom of page