Exploração mineira
Quando a extração dos metais é economicamente viável a partir de um certo mineral, esse mineral designa-se minério.
A extração mineira pode ser feita a céu aberto ou no subsolo.
A céu aberto a extração dá-se em minas à superfície dado que o minério se encontra no solo não sendo por isso necessário recorrer a grandes perfurações para o encontrar.
No subsolo a extração dá-se em minas subterrâneas construindo-se tuneis para permitir o acesso ao minério que vai ser extraído.
Ao longo dos tempos a exploração mineira tem vindo a evoluir em termos de eficiência e tecnologia, desde os trabalhos manuais com auxilio de picaretas, das primeiras escavações efetuadas pelo Homem, até à redução do metal com a utilização do conhecimento obtido com o estudo da Natureza e evolução da ciência que se tem hoje.
Em termos de segurança dos mineiros também têm sido vistas melhorias.
Antigamente pouco incomodava o publico ou os donos das companhias mineiras os riscos e baixa segurança com que os mineiros viviam diariamente.
Atualmente as companhias minerais garantem a segurança dos seus funcionários.
Antigamente a falta de ventilação era um grande problema dado o facto que a tecnologia que permite a existência desta não existia.
Quando a lanterna segura foi inventada por Sir Humphry Davy os mineiros passaram a ter uma maior segurança.
Outro problema era o gás proveniente das lanternas antigamente utilizadas, apesar de não ser toxico em certas proporções era explosivo.
Retrato de Sir Huphry Davy
Hoje em dia as minas têm precauções de segurança e regras rigorosas para maximizar a segurança dos trabalhadores. Apesar de todas estas precauções tomadas acidentes podem sempre acontecer.