top of page

Era do Ferro

A Era do Ferro está dividida em duas fases: Idade do Ferro I (1200 - 1000 a.C.) e Idade do Ferro II (1000 - 550 a.C.).

Pensa-se que a Idade do Ferro I tenha começado com a descoberta das técnicas da fundição do ferro na Anatólia (atualmente a Turquia) ou no Cáucaso e, que rapidamente, se espalhou através do Oriente.

A Idade de Ferro II foi testemunha do aparecimento do Estado de Jura e de Israel nos séculos X e IX a.C.

O primeiro povo a introduzir o ferro na Grã-Bretanha foi, provavelmente, o povo celta, vindo do continente europeu e que trouxe consigo espadas e outras armas e, subsequentemente, outros equipamentos. 

No século XIV, deu-se uma evolução crucial para a produção de peças de ferro: foram introduzidos foles hidráulicos mais potentes que imprimiam um sopro de ar muito mais intenso, os quais permitiam manter o ferro fundido por mais tempo. Surgiram assim novas formas de ferro: forjadas e fundidas.

É a partir do momento que se consegue rentabilizar o ferro sem que este enferruje, que nascem as grandes estruturas do nosso século.

A extração e utilização de ferro permitiu a construção de instrumentos mais resistentes. A grande procura de ferro fomentou guerras e provocou profundas alterações socioeconómicas, como a ascenção de classes sociais e o aumento das situações de escravatura.

© 2023 by Name of Template. Proudly created with Wix.com

bottom of page