top of page

Energia dos Combustíveis

A eficiência do uso:

 A produção de energia tem como finalidade a satisfação de 3 utilizações sociais:
 

- Trabalho mecânico;

- Fornecimento de energia (calor);

- Remoção de energia (calor) – sistemas de arrefecimento.

A energia não desaparece, ela apenas muda de forma e vai perdendo qualidade.

O uso da energia para produzir trabalho mecânico é considerado uma utilização eficiente da energia.

O uso da energia para aquecimento e arrefecimento é considerado como utilização pouco eficiente: quanto mais baixo for o nível de energia necessário para aquecimento pior é a qualidade da energia (eficiência).

É importante mencionar que a poluição não é um resultado benéfico da utilização da energia mas sim um subproduto indesejável.

A energia não desaparece, mas perde qualidade, por isso deixamos de ter energia útil para as atividades necessária.

Assim é necessário gastar mais recursos para produção de energia, o que levará ao esgotamento dos recursos naturais.

Compete-nos por isso economizar a energia, é necessário poupa-la, assim estaremos não só a reduzir custos de produção como a ajudar o meu ambiente reduzindo a poluição e a preservar as reservas de recursos que temos.

Porque devemos economizar a energia?

Implicações ambientais da sua utilização:

Dentre as consequências ambientais do processo de industrialização e do inerente e progressivo consumo de combustíveis fósseis, destaca-se o aumento da contaminação do ar por gases e material particulado, provenientes da queima destes combustíveis, gerando uma série de impactos locais sobre a saúde humana. Outros gases causam impactos em regiões diferentes dos pontos a partir dos quais são emitidos, como é o caso da chuva ácida.

A mudança global do clima é um outro problema ambiental, porém bastante mais complexo e que traz consequências nefastas. Este problema tem sido causado pela intensificação do efeito estufa que, por sua vez, está relacionada com o aumento da concentração, na atmosfera da Terra, de gases que possuem características específicas. Estes gases permitem a entrada da luz solar, mas impedem que parte do calor gerado durante a irradiação volte para o espaço. Este processo de aprisionamento do calor é análogo ao que ocorre numa estufa - daí o nome atribuído a esse fenômeno e também aos gases que possuem essa propriedade, os chamados gases do efeito estufa (GEE).

Já se observa o aumento de temperatura do planeta. Os anos de 1995 a 2006 ficaram entre os 12 anos mais quentes já registrados desde 1850. No século XXI (2001-2005), a temperatura aumentou em média 0.7ºC em relação a 1850-1899. Este aumento de 0.7 graus centígrados que já ocorreu pode parecer pouco, mas estão a ser observados efeitos importantes causados por ele, tais como o derretimento de glaciares, aumento no nível do mar, alterações em alguns ciclos de plantas e animais, entre muitos outros. Não só houve o aumento da temperatura média global do ar, como também dos oceanos.

bottom of page